07/06/09 20:07

Meio ambiente

Todas as obras realizadas pelas concessionárias da OHL Brasil respeitam a legislação ambiental e as exigências feitas pelos órgãos competentes. Além dos trabalhos de compensação ambiental, que visam ao reflorestamento das áreas com degradação ambiental antiga ou setores novos resultados de intervenção de obras, as empresas realizam diversos projetos com o objetivo de contribuir com a conservação do meio ambiente onde atuam.

Parcerias na produção de mudas, ações de educação ambiental, doação de sementes de plantas, coleta seletiva de lixo, monitoramento de fauna e construção de bacias de contenção são algumas ações de responsabilidade ambiental que as empresas promovem.

As concessionárias realizam ainda monitoramento e controle de atuações ambientais, especialmente no que diz respeito à emissão de CO2 na atmosfera. A política envolve consumo racional e controlado de energia elétrica, água, combustíveis, papel, entre outros.

Em diversas atividades, a Vianorte une dois de seus programas de Responsabilidade Social em ações ambientais concretas – Projeto Escola e Plantando o Futuro. São promovidos diversos plantios de mudas de árvores nativas, em áreas destinadas a reflorestamento ou recomposição de matas ciliares.

Um destes plantios aconteceu em área às margens de uma nascente do Córrego das Pitangueiras, na cidade de mesmo nome. Lá foram cerca de 4.000 mudas. Entre as espécies estavam Saraguagi, Jambolão, Sangra D’Água, Embaúba, Ipê Roxo, Amoreira e Goiabeira.

A Vianorte já plantou, também, 9.000 mudas na Estação Ecológica de Ribeirão Preto. A unidade está localizada na Mata de Santa Tereza (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira – SP-322 – Anel Viário Sul – Quilômetro 317 – Pista Sul – Sentido Ribeirão Preto-Sertãozinho), na Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto.

Em ações como estas citadas, a Vianorte é responsável, ainda, pelo serviço de manutenção das mudas – controle de formigas, adubação do solo e coroamento por um período de 18 meses, até que elas consigam sobreviver sozinhas.

Em datas especiais, como a Semana do Meio Ambiente, a Vianorte distribui sementes de árvores nativas, com o objetivo de conscientizar o usuário das rodovias sobre a importância da preservação da natureza.

Além destas ações de recomposição ambiental, a concessionária já plantou mais de 4.000 mudas de árvores nativas às margens do ribeirão Preto, como parte de seu projeto de recuperação da mata ciliar do curso d’água que dá nome à cidade. O projeto acontece desde 2005, em parceria com a Ambient, empresa responsável pelo tratamento do esgoto de Ribeirão Preto, e com apoio da Prefeitura e da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Em toda macrorregião de Ribeirão Preto, o projeto da Vianorte já plantou cerca de 80 mil mudas.

A Vianorte também desenvolve, desde 2000, o Programa de Monitoramento da Fauna. Entre as cidades de Pontal (SP) e Bebedouro (SP) foram construídas ou readequadas diversas passagens de fauna, com telamento para direcionamento dos animais sob a pista. Uma sinalização específica sobre a presença e possibilidade de transposição de animais foi implantada na rodovia. “Cama de pegadas” e máquina fotográfica com sensores de movimento auxiliam no monitoramento das espécies.