Como emitir a 2ª via do cpf?

Se você é uma daquelas pessoas que vira e mexe perde algum documento, saiba que não está sozinho, muitas pessoas passam pela dor de cabeça de perder algum documento importante como o CPF.

Mas também não é só motivo de perda, existe também roubo ou furto que fazem você ter que passar pela burocracia de solicitar a 2ª via do CPF.

Para emitir a 2ª via do CPF não precisa enfrentar filas ou pegar senha e esperar no Poupatempo por exemplo, o processo pode ser feito pela internet e imprimir em casa.

Como emitir a 2ª via do CPF?

Existem dois procedimentos para emitir a segunda via do cpf, para as pessoas que declaram o IR e as que não de claram, veja o passo a passo a seguir nas duas situações.

2ª via do CPF
2ª via do CPF

Quem não declara o IR

Primeiro, acesso o site da Receita Federal, preencha todos os dados corretamente, na tela seguinte já irá aparecer o comprovante e fazer a impressão, pronto, a 2ª via do CPF está feita.

Para quem declara o IR

O processo para emitir a segunda via do CPF pra quem declara o IR é diferente, terá que acessar o portal eCAC e solicitar um código de acesso nessa página, inserir todos os dados necessários e avançar. Depois é só informar o número do recibo, criar uma senha e gerar o código, depois que gerar o código, você terá que acessar a página do eCAC, informar o CPF, código de acesso e senha. Pronto seu CPF está gerado novamente.

uma dica importante, é que se você já possui RG ou CNH, não precisa necessariamente andar com o CPF na carteira e correr o risco de perder e ter que emitir uma segunda via, pois nesses outros documentos já possuem o CPF neles.

Compartilhe

Deixe um comentário